PATROCÍNIO
INICIATIVA
Paróquia de Santo Antônio
LOCALIZAÇÃO

 (32) 3355-1552


R. Jogo de Bola, 15, Tiradentes - MG, 36325-000

diretoria@museudaliturgia.com.br

REALIZAÇÃO
  • Facebook
  • Instagram

O QUE É LITURGIA?

Liturgia – do grego leitourgia – significa a reunião de pessoas em torno de uma obra ou ação dirigida ao mundo público ou sagrado.    

 

Os gestos litúrgicos, como os objetos e ritos, apontam-nos a divindade que caminha conosco e junto à qual ascendemos ao sagrado.    

 

A experiência da fé na salvação em Jesus Cristo se expressa ritualmente na liturgia católica, porém não se esgota no rito, devendo estender-se para o dia a dia do cristão, fornecendo os alicerces de uma convivência fraterna e delicada com o próximo.

MISTÉRIO

 

Para os cristãos, o Mistério não é um enigma a ser solucionado, mas um acontecimento de fé que se revela com auxílio de sinais e de palavras.

 

Na liturgia se celebra o Mistério de Deus na vida do cristão iluminado pela Páscoa de Cristo. Centrado na morte e ressurreição de Jesus, o Mistério Pascal simboliza a salvação da humanidade em Cristo.

SIMPLICIDADE

 

Sensibilidade, delicadeza, simplicidade. A liturgia apregoa a busca pelo que é essencial, pelo que tem real importância para o desenvolvimento das pessoas e de suas relações com Deus e com o próximo.

 

O despojamento, o cultivo da beleza sem ostentação e a nobre simplicidade são valores fundamentais para combater a soberba, o consumismo e o egoísmo. Ao sentir-se parte de um compartilhado, como em uma assembleia ou em uma cidade, o fiel despoja-se de seus desejos individuais e solidariza-se com o outro para celebrar o que é comum, o que é de todos.

"Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, com toda a sua glória, se vestiu como um deles."

FRATERNIDADE

 

A fraternidade é um dos valores fundamentais do cristianismo e requer o amor ao próximo, sem diferenciação de cor, gênero ou posição social.

 

Este amor fraterno funda a liturgia e se baseia no compartilhamento das dores e das inquietações do próximo, na busca comum por uma realidade que se ordene pela ética, pela justiça e pela igualdade de condições para todos.

RITO

 

O rito é a liturgia em ato, a celebração do Mistério Pascal.

 

O propósito do rito litúrgico católico é reunir as pessoas e mantê-las juntas em torno da Palavra de Deus, oferecida como guia para iluminar as vidas dos fiéis, da oração em comum e dos sinais sacramentais que comemoram aspectos da história da salvação.

 

Tudo na liturgia é instrumento para compreender, transformar, agir, criar e recriar o mundo, as coisas, a cidade e os homens em sua individualidade e em suas relações com o próximo.

EPIFANIA

 

Epifania é a manifestação do sagrado. No caso do cristianismo, ela significa a revelação e a presença de Deus e de sua ação nos ritos, nos sacramentos e na celebração da fé. Ela também designa o sinal do Senhor que foi dado aos reis magos, já que por intermédio deles Jesus se manifestou a todas as nações.